Páginas

terça-feira, 22 de julho de 2014

Os Componentes da Banda* - Desafio Literário


A Tatiana Feltrin do Vlog Tiny Little Things mostrou os 100 livros essenciais da Literatura Brasileira segundo uma lista compilada pela Revista Bravo e propôs um desafio: ler todas as obras que compõem essa lista. Eu achei a ideia ótima, mas entre os desejos de leitura e o tempo escasso para dar conta de todas elas, resolvi adaptar o desafio para a minha realidade.

Então, eu fiz assim: percorri toda a lista, item por item, buscando na minha estante os títulos que eu já tinha aqui em casa. No total, 32 livros. Alguns já lidos e que eu desejo reler para o desafio e outros que estão comigo há tempos à espera de bons motivos para serem devorados. Se os motivos não se aprontam, eu mesmo os desenho!

Os títulos que irão compor esse desafio literário, pela ordem que aparecem na foto e depois no Kindle, são:

1. Grande Sertão Veredas - Guimarães Rosa
2. Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto
3. 200 Crônicas Escolhidas - Rubem Braga
4. A Vida como ela é...  - Nelson Rodrigues
5. O Analista de Bagé - Luís Fernando Veríssimo
6. O Pica-Pau Amarelo - Monteiro Lobato
7. Dom Casmurro - Machado de Assis
8. Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
9. Baú de Ossos - Pedro Nava
10. Seminário dos Ratos - Lygia Fagundes Telles OK (Escrevi sobre o livro aqui)
11. O Encontro Marcado - Fernando Sabino
12. Bagagem - Adélia Prado OK 
13. São Bernardo - Graciliano Ramos
14. Vidas Secas - Graciliano Ramos
15. Os Cavalinhos de Platiplanto - José J. Veiga OK
16. Lavoura Arcaica - Raduan Nassar OK (Escrevi sobre o livro aqui)
17. Morangos Mofados - Caio Fernando Abreu

Livros digitais que não aparecem na foto:

18. A Obscena Senhora D - Hilda Hilst OK
19. A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães
20. A Moreninha - Joaquim Manuel de Macedo
21. Espumas Flutuantes - Castro Alves
22. Eu - Augusto dos Anjos
23. Gabriela Cravo e Canela - Jorge Amado
24. Macunaíma - Mário de Andrade
25. Noite na Taverna - Álvares de Azevedo
26. O Cortiço - Aluísio de Azevedo
27. Os Ratos - Dyonelio Machado
28. Os Sertões - Euclides da Cunha
29. Romance da Pedra do Reino - Ariano Suassuna
30. Viva o Povo Brasileiro - João Ubaldo Ribeiro
31. A Paixão segundo GH - Clarice Lispector OK
32. As Meninas - Lygia Fagundes Telles

Não vou estabelecer nem tempo e nem uma sequência para orientar a leitura. Deixo essa escolha ao bel prazer das minhas vontades e dos acasos que a vida soprar. 
Vamos comigo?

(*) Esse título bonito eu peguei do livro da Adélia Prado.

Nenhum comentário: