Páginas

domingo, 16 de março de 2014

Sonhos de Einstein


"Neste mundo, existem dois tempos. Existe o tempo mecânico e o tempo corporal. O primeiro é tão rígido e metálico quanto um imenso pêndulo de ferro que balança pra lá e pra cá, pra lá e pra cá, pra lá e pra cá. O segundo se contorce e remexe como uma enchova na baía. O primeiro não se desvia, é predeterminado. O segundo toma decisões à medida que avança."


"Sonhos de Einstein" é um livro escrito pelo físico Alan Lightman e reúne pequenos sonhos que Einstein teria tido durante o período em que desenvolveu a teoria da relatividade.

Utilizando a ficção, o autor imagina diversas noções de tempo e como cada uma delas funcionaria caso vigorasse no mundo real. Tudo isso, dentro de uma escrita extremamente comovente e poética.

Este é um daqueles livros que, se lidos superficialmente ou no tempo errado, não passa de um amontoado de histórias mirabolantes sobre o tempo e seus possíveis desdobramentos. No entanto, se mergulhamos nestes contos há uma profundidade nas entrelinhas desses relatos que é impossível passar por cada um deles sem olhar para o modo como gastamos cada minuto do dia. Ouso dizer que, talvez ele faça mais sentido para quem, de uma forma ou de outra, já olha para o tempo como se já tivesse vivido a metade da própria vida.

Dito assim, parece também um livro de autoajuda, uma vez que os contos possuem um certo tom fabulesco, mas já adianto que não é! Delicadamente, Lightman vai desencadeando modos da gente relacionar passado, presente e futuro abrindo possibilidades para reordenarmos a noção e os sentidos que atribuímos aos movimentos que fazemos cotidianamente.

"Mas o que é o passado? Poderia a fixidez do passado ser apenas uma ilusão? Poderia o passado ser um caleidoscópio, um conjunto de imagens que mudam a cada distúrbio provocado por uma brisa súbita, uma risada, um pensamento? E se a mudança está em todos os lugares, como sabê-lo?"

Surpreendente na medida que as páginas avançam, este livro veio colocar na minha cabeça perguntas acerca desse entrelaçamento entre as ciências exatas e as humanas e fiquei muito curioso para ler mais coisas que navegam nessa terceira margem do rio.
________________________
Livro: Sonhos de Einstein [4/5]
Autor: Alan Lightman
Editora: Companhia das Letras

Foto: Wolney Fernandes

Nenhum comentário: